sábado, 2 de abril de 2011

Dead Space


Continuando a serie de terror espacial, hoje vamos de  Dead Space para iPhone, joguinho que terminei ontem 02/04, entre idas e vindas no metro de São Paulo e horas de tédio na aula de comunicação e ética. Sei que foi meio anti-ético  joga-lo na aula e sem som mas era isso ou dormir.

E posso dizer de um jogo feito para celular em que você controla um personagem cheio de ações e armas legais numa tela sensível ao toque?

Estranheza elevada ao cubo (dead space iphone = estranheza³) no começo e mesmo um droga  até conseguir me acostumar demorou muito, deslizando o dedo pelo lado esquerdo da tela você anda com o personagem não é como em outros jogos que tem tipo um joystick desenhado meio transparente você  nesse caso você usa os dedos livremente, e do lado direito você movimenta a visão, posição e mira, é um pouco incomodo pois sempre seu dedo vai estar na frente ta tela do jogo atrapalhando de certa forma sua visão.

A jogabilidade em si e toda focada nos movimentos possíveis com o iPhone, como girar o telefone para mudar o tipo de tiro da arma, balançar pra pular na parece em ambientes com gravidade zero, e muito action events.

Eu me referi ao jogo lá no início como joguinho mas muito pelo contrario é um jogaço, outra coisa joguem com fones de ouvido a trilha sonora está muito boa,a sensação de imersão é muito boa com os fones.

Graficamente como disse o jogo esta demais (confira no vídeo do gameplay logo abaixo) não deve em nada a sua versão mais velha para os consoles.


Os inimigos são aqueles vistos no Dead Space para consoles, temos  os Necromorphs básicos que te atacam em todo lugar, aquele com os tentáculos que lançam enegia, e o gordão que libera larvas quando acertamos a barriga dele, o com a saco bomba em uma das mãos são os cinco tipos que enfrentamos durante todo o jogo, além de um grandão que aparece sempre num final de fase ou em momentos criticos. onde temos que arrancar seus braços para mata-lo.

E para mata-los precisamos de armas, e estão lá a nossa sempre amiga Plasma Cutter, Line Gun e Ripper e duas novas armas a Plasma Saw (essa utilizada apenas em action events) e Core Extractor (arma mais poderosa do jogo), temos ainda o Kinesis, e não podemos esquecer do pisão (agora tambem como action event).

Bom vamos aos spoilers quer dizer a historia do jogo. 

A historia se passa no Sprawl, a estação de mineração no planeta  onde está o redmarker e parece ser paralela ao primeiro Dead Space (não sei se antes ou depois do extraction acho que depois, pois a infestação já rolou e a estação está em quarentena).

Você encarna o papel de Vandal, que é coordenado por um cara chamado Tyler, sua missão não fica muito clara mas parece que você tem que sabotar alguns sistemas de segurança do Sprawl, em nome da igreja, Tayler fica o tempo todo dizendo "depois de suas ações o governo não ira mais entrar no caminho da igreja" e também te lembra do seu premio por suas ações caso você morra durante a missão "um lugar no paraiso".

Você parece um retardado que faz tudo que o Tyler manda em nome da igreja e ao mesmo tempo que você xinga e fica puto por que as ações que Tyler pede a você sempre trazem o  necromorphs a você e quando você é questionado pelo diretor da estação você diz que só esta fazendo o que te pedem e não sabia que ia dar merda! 

Durante sua missão você começa a ter visões (uma boa sacada do jogo), após passar por diversos setores do Spraw, quebrando coisas, e liberando as áreas isoladas pela quarentena, a merda acontece quando você chega no controle central e derruba todo sistema de segurança  com isso liberando as áreas em quarentena (soltando todos o necromorphs que estavam presos) e causando uma pane no sistema de energia o que ferra o reator central, ai você fica puto com o Tyler que te conta que você foi apenas um instrumento para a sabotagem completa e retalhação contra o governo (porra ele te conta isso dês do inicio!).

Dai pra frente o negocio agora é que você precisa chegar a central de força do sprawl e estabilizar o reator central antes que tudo vá pelos ares (porra já fez a merda de soltar o necromorphs agora deixa explodir e mata tudo pô) para isso você pede ajuda do Diretor Tiedemann (o mesmo que te xingava quando você tava detonado o Sprawl) que lhe da as coordenadas para sua ultima missão, chegando la você enfrenta o ultimo chefão (gostei bastante deste chefe ficou bem legal) agarrado ao reator, você detona ele e fim de jogo, mas não sem antes algumas revelações interessantes, será que Vandal vai voltar para um próximo jogo? (os spoilers do final estão na galeria de imagens do post veja por sua conta e risco).

Você também pode encontrar esse review no Fenix Down é só clicar aqui

Galeria de imagens do jogo (cuidado spoilers do fina):