sábado, 7 de setembro de 2013

Plants vs Zombies 2: It's About Time


E o vicio incontrolável do capeta mor, toma conta mais uma vez do To Jogando com a chegada de Plants vs Zombies 2 e mais uma vez meu planejamento de reviews de games para o blog foi por água abaixo! 

E oito anos depois do lançamento do primeiro jogo para PC e ao longo desses anos para todas, eu disse todas as plataformas possíveis, eis que surge Plants vs Zombies 2, este não tão despretensioso quanto seu antecessor, agora lançando inicialmente para plataforma iOS, iPhone e iPad, no formato freemium, ou seja o jogo é grátis mas nem tanto. 


Mas vamos ao que interessa! Você que não é tão antenado no universo de PvZ deve estar se perguntando e ai qual a historia desse jogo? Ah então a historia é super complexa, então vamos a ela! 

Basicamente o Crazy Dave (Dave Doidão) come um taco logo apos o fim dos eventos do primeiro game e depois de come-lo ele decide que quer come-lo novamente, para isso Dave diz que precisa de sua maquina do tempo então surge Peny sua maquina do tempo super inteligente que também é uma van falante, bom este é o plot que leva você jogador a enfrentar novos zumbis em momentos específicos da  historia.

Bom o jogo em essência não mudou muito, a mecânica básica é a mesma, porem agora o jogador navega por mapas parecidos com os de New Super Mario Bros., a principio são 3 disponíveis até o momento, Antigo Egito, Mar dos Piratas e Velho Oeste, existe a indicação de um quarto cenário ainda não disponível mesmo apos de fechar os 3 disponíveis, este parece ser no futuro pois é possível ver a silhueta do cenário no menu do jogo. 


Além dessa alteração, o jogo insere novas mecânicas de toque na tela chamados de super poderes, chamados de pinça poderosa, arremesso poderoso e raio poderoso, basicamente para utiliza-los o jogador utiliza dinheiro, as moedinhas ganhas no jogo eles vario de 800 a 1200 e tem um tempo curto de utilização, recomendo utilizar apenas em momentos de desespero.


Outro aditivo é o adubo, representado por um folhinha que pode ser comprada por 1000 moedas ou ganha-lo a se derrotar zumbis que piscam em verde, o adubo serve como um power up de tuning em cada planta fazendo com que ela realize um ataque mais poderoso, bem interessante e muda bastante como o jogador vai montar sua estrategia. 

Os cenários também requerem novas estrategias, alem de juntar moedas para comprar os poderes extras novos, é necessário juntar chaves, liberadas aleatoriamente durante as fazes e estrelas que são liberadas quando o jogador cumpre certos desafios em cada tela como por exemplo "mate os zumbis e não perca nenhum cortador de grama", mas para que server as chaves? Estas abrem portões nas fazes para acessar novas plantas, minigames e melhorias, e para que servem as estrelas? estas são usada para abrir os portais no tempo e acessar a demais fazes do jogo, Mar de Piratas e Velho Oeste.


PvZ 2 também traz novas plantas ao todo são 12 novas plantas do total de 36, desta 6 plantas só podem ser obtidas se compradas com dinheiro real e pasmem o preço médio e de U$1,99 chegando a U$2,99, algumas plantas novas são bem interessantes e divertidas como o feijão picante que ao ser devorado pelos zumbis os faz peidar e paralisar os zumbis atras dele. 


Detalhando mais o jogo, em PvZ 2 não temos variação de tempo, dia e noite e com isso não temos cogumelos por não existirem fazes noturnas, e mesmo com a faze do Mar de Piratas não existem fazes aquáticas como as piscinas do primeiro PvZ, o foco muda na faze dos piratas para pedaços do cenário onde não é possível plantar representados por uma rampa e vão entre o navio pirata por onde os zumbis atravessam de corda ou carregados por gaivotas


O cenário do Velho Oeste introduz carrinhos de mineração sobre trilhos onde é possível plantar somente uma planta porem pode-se mexer o carinho e posicionar na linha que chegam os zumbis, o cenário mais simples sem adição nenhuma de alterações no cenário é o do Egito Antigo simples como o jardim no original, acredito que para ajudar o jogador a se familiarizar com as novas mecânicas do jogo.

Outra mudança e que não se pode mais plantar uma planta saudável sobre outra quase morta como era feito anteriormente com a noz ou a batata usada como barreira, também não se pode plantar o girassol duplo sopre o girassol comum, agora ambas são plantas independentes.

Jogo também é totalmente traduzido para o português do brasil o que ajuda bastante a acompanhar as dicas e instruções especificas para cada faze. 

Apesar de ser freemium, não sei realmente se isso é bom ou ruim mas a verdade é que o jogo tem bastante fazes, poucos mini games, mas a diversidade de plantas e bem grande, mesmo que você ache que precisa comprar um ou outra, é possível jogar o jogo inteiro com o que é oferecido de graça, porem a escassez de moedas no jogo acaba tornando a experiencia repetitiva e cansativa já que para passar de algumas fazes é indispensável utilizar os super poderes e como disse eles não são baratos. 

Exclusivo por enquanto do iPad e iPhone Plants vs Zombies 2 vai roubar todo seu tempo livre e talvez seu dinheiro, então bora jogar!