quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Outland


E finalmente depois de tantas idas e vindas consegui fechar Outland, jogo da ubisoft, prima pela dificuldade misturando conceitos de shooters como Ikaruga e o estilo de ação de Castlevania.

A mecânica do jogo e muito similar aos Castlevanias, com plataformas e desbloqueio de poderes a medida que você progride pelos cenários, a mecânica é baseado em jogos de navinha ou shooter's onde varias ondas de energia em cores azul e vermelha são lançadas contra seu personagem, que deve trocar de cor variando entre o vermelho e o azul para que quando da mesma cor do tiro seu personagem absorva a energia e não sofra dano algum. Isso acaba tornando sua jornada um inferno pois muitas vezes você esta preocupado em pular um plataforma mas tem que mudar de cor no momento do pulo, se não a plataforma some ou você é atingido por uma rajada de energia justamente da cor inversa que seu personagem se encontra.

Mesmo com esse fator bem confuso o jogo tem um boa curva de aprendizado, fazendo com que você não queira jogar seu controle contra a parede toda hora e conforme você vai evoluindo nas fases percebe que os desafios se tornam mais complexos mas rapidamente já consegue enxergar a solução para chegar de um ponto a outro.

Graficamente Outland esta entre os jogos mais bonitos lançados recentemente para PSN e Xbox Live, misturando os tons de azul e vermelho com preto contrastante, os efeitos sonoros e as músicas também ficaram muito boas, são bem incidentais e épicas quando necessário.

Quanto a jogabilidade fiquei um pouco confuso no Inicio com o sistema de mapas onde você transita por um ponto central que da acesso as fases do jogo, como dito antes a mecânica e similar aos atuais Castlevanias onde você encontra escondidos nas fases estatuas e pode obter  novas habilidade de acordo com a quantidade de moedas coletadas durante o jogo, existem também estatuas que aumentam a sua vida e os ataques especiais.

Os Inimigos são bem variados de insetos a soldados, onde você deve atacá-los sempre na cor contraria em que se encontram, se encontrar uma aranha vermelha só ira causar dano e mata-la se seu personagem estiver na cor azul e vice versa.

São 5 fases alem do prólogo e a tela de intercessão que da acesso as fases conforme você conquista certa habilidades, as fases variam de florestas, cidades e montanhas.

Na historia do jogo um guerreiro de uma tribo tem visões de entidades chamadas de "As irmãs" que foram aprisionadas no passado por um grande guerreiro, bom elas estão livres novamente e você deve derrotá-las novamente, o visual dos símbolos lembra bastante a cultura maia, além do fato dessas divindades serem relacionadas ao céu e as estrelas.  

Os chefes bem desafiadores, e variados, é muito fácil se irritar com eles e prepare-se para tentar varias vezes antes de derrota-los.

Outland também tem um modo online cooperativo infelizmente não encontrei ninguém na PSN para jogá-lo então não sei bem como funciona e nem qual seria o outro personagem jogável e nem mesmo como funcionam os challenges.