sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Shank 2


Shank 2, beat'em up indie não tão indie assim da Klain retorna em uma nova aventura cheia de sangue e pancadaria.

Novidades não são poucas em Shank 2, pra começar agora não existe campanha para dois jogadores, a aventura agora e bem mais simplista no que diz respeito a historia, porem com algumas inovações que melhoram muito a jogabilidade.

A primeira mudança e mais marcante na jogabilidade e que agora além de utilizar o analógico da esquerda para movimentar o personagem isso também é possível com o D-Pad, alteração bem acertada por melhora muito a precisão dos movimentos com  personagem que continua com uma movimentação bem solta. 

Outra mudança ainda relacionada aos controles é a seleção do arsenal no jogo anterior o jogador usava justamente o D-PAD para selecionar a arma secundaria, e a arma de fogo, agora o jogador deve definir as armas que vai usar antes de iniciar a fase, a principio isso me pareceu um retrocesso na jogabilidade, porem o jogo lhe apresenta uma gama muito grande de armas deixadas pelos inimigos em tela que o jogador pode pegar e usar até que se quebrem, tornando o combate tão dinâmico quanto o do primeiro jogo. 

Outra boa mudança são as animações in-game onde quando um inimigo tenta realizar um ataque e aparece ao seu lado uma exclamação (!) nesse momento se o jogador apertar R2 o jogo abre uma animação muito legal de Shank espancando o inimigo, essa opção também funciona como um esquiva de contra ataque com animações especificas, como as realizadas com o botão R2 agrarão mais ataque utilizando qualquer um dos 3 botoes de ataque. 

Porem nem tudo é alegria como mencionei anteriormente não existe mais uma campanha para dois jogadores e jogo por vezes parece apresentar animações granuladas perda de frame rate por alguns segundos, não sei se isso e por conta da configuração do PS3 ou da minha TV.

Outra inovação interessante é o modo coop-online, joguei bastante e é bem divertido, basicamente os dois jogadores devem defender 3 pequenos montes de armas de ondas de inimigos em pequenos cenários, estes são preparados com armadilhas, e o jogador deve impedir que os inimigos armem bombas e explodam os 3 montes e é claro sobrevivam as ondas.

Apesar de ser um coop, na verdade os jogadores competem entre si ao final das ondas ou após a morte dos dois jogadores ganha quem matou mais homens bomba, desarmou bombas e matou chefões. 

Esse modo conta ainda com uma lojinha acessada pelo botão Select é possível reviver o companheiro morto durante a partida. 

Mesmo a historia é bem curtinha Shank parece jogado sem motivação para fazer o que faz melhor bater, matar e arrancar sangue dos inimigos. Mesmo o jogo construindo essa motivação, sei la me pareceu forçado, mas mesmo assim o jogo consegue ser divertido pena que o jogo é bem curto 8 fases em menos de 3 horas e possível terminar sem maiores problemas.

Pessoalmente eu gostei bastante do jogo, mesmo com a historia e fraca e parecendo ser muito mais fácil que seu antecessor, mas fiquei com a duvida "o jogo é mais fácil ou a jogabilidade do anterior que era ruim?" bom fica a dica e a duvida, borá jogar.