domingo, 15 de julho de 2012

Max Payne 3


Max é um ex-policial, marcado por uma tragedia que lhe tirou sua família e se afundando  cada vez mais no  vicio em analgésicos e bebidas alcoólicas, ele não teme a morte na verdade anseia por ela, mas ela insiste em ignora-lo, apos alguns eventos que lhe fizeram deixar sua cidade natal, Max decide aceitar um trabalho em São Paulo, e é claro que as coisas saem do controle e cabe a ele fazer justiça, bem vindos a MAX PAYNE 3. 

Consumido pelos seus fantasmas do passado Max que agora não é mais um policial de New York é apenas mais um cara sentado nm bar enchendo a cara e esperando que alguém afim de confusão curse seu caminho, isso não demora acontecer, mas um amigo do qual ele não se lembra, o ajuda e lhe oferece uma oportunidade para um novo recomeço, um trabalho como segurança de uma família rica em São Paulo.

Max é um cara ranzinza sempre desconfiado e bebado mas muito eficiente no seu trabalho, garantir a segurança da familia branco, o jogo já começa com uma festinha num predio de luxo em São Paulo, o cenario pouco lembra o Morumbi ou vila Olimpia mas tudo bem, na festa somos apresentados aos Branco uma familia poderosa donos de uma grande construtora e com aspirações politicas. 

A coisa ja começa pegando fogo no incio algusn bandidos armados invadem a festa e tentam rapitar Rodrigo Branco e sua esposa Fabiana, Max trata de resolver a parada com muito tiros e bullet time carro chefe do jogo o que garantiu o socesso dos jogos anteriores. 

O jogo passa por vários cenários, baladas, um estadio de futebol de um time chamado Galatas, claramente um mistura do Corinthians e São Paulo, temos também as docas do Tiete, com barcos em alta velocidade e galpões por toda a margem do rio e cheio de  bandidos também que fazem parte das facções Crachá Preto e Comando Sombra.


O jogo conta também um pouco do que aconteceu no passado e levou Max e aceitar o trabalho no Brasil, através de  flash backs e game play.

As melhores fases são logico a favela e o prédio no centro na cidade, a favela esta mais pra uma favela do Rio de Janeiro mas tudo bem a historia do jogo e tão legal que a favela nova esperança bem que poderia sem em são paulo. Bom não vou revelar maia nada da historia, pra saber mais você vai ter que jogar. 

Bom o vamos começar pelo visual, o jogo esta muito bonito, os detalhes foram tratados com muito cuidado mesmo para os brasileiros mais chatos fica evidente que a Rockstar pesquisou mesmo São Paulo e coisas como as docas do tiete e a favela no estilo carioca acabam sendo em aceitáveis no cenário construído para a dinâmica da historia.

O combate também é privilegiado nos efeitos visuais e sangue esparramando para todo lado, e o efeito bullet time torna isso um show visual, mas falarei mais mais sobre o bullet time depois.

O som pra mim é o ponto alto do jogo, a localização ficou muito boa os personagens brasileiros falam um português brasileiro mesmo diferente da merda feita no Uncharted 3 ta ligado mano, é cheio de palavrões também e tiradas cômicas, reconheci algumas vozes de dubladores a mais marcantes são do cara que faz as vinhetas do canal a cabo TNT, ele interpreta um personagem importante na historia, outra coisa interessante e quando um brasileiro fala em inglês no jogo você percebe o sotaque e não e forçado, o inimigos também provocam mito com uma variedade bem grande de falas e palavrões e claro. Max também tem sempre um comentario sarcástico a fase da favela e engraçada e tensa muito disso bem transmitido ao jogador pelas impressões de Max durante o desenrolar do cenário.

O game play de cara me lembrou muito Uncharted, porem as diferenças são logo percebidas, mas e bem travado e a dinâmica do jogo te obriga a usar muito o cover, a variedade de armas também e muito grande, e os detalhes, de como Max as segura também ficou bem legal, por exemplo se Max tem um pistola e um metralhadora quando você utiliza a pistola ele segura a metralhadora com a outra mão, ela não some simplesmente ou fica grudada nas costas do personagem, isso passou uma sensação maior de realidade no comportamento do personagem com o cenário, mas para por ai, por que os tiroteio são muito mentirosos e longos, muito inimigos demoram muito a morrer, mas e muito divertido mata-los de diferentes maneiras, você realmente vê os buracos de bala nos inimigos.

Vamos ao bullet time, bom o carro chefe de Max Payne foi bem utilizado no jogo mesmo eu não sentindo a necessidade de utiliza-lo durante o jogo, é estranho pois e efeito e muito mais plastico do que pratico para a evolução do jogo, eu prefiro colocar a culpa no Uncharted e no Gears of War que tem uma jogabilidade parecida e me fizeram esquecer do bullet time de Max Payne. Mas em alguns momentos do jogo fica muito difícil matar uma orda de inimigos sem o recurso então aconselho que o jogador use bastante o recurso e se acostume com ele, no online principalmente é uma mão na roda. 

A jogabilidade e bem solta e difícil se acostumar com a mira mas a Rockstar deve ter se ligado disso e dependendo do nível de dificuldade do jogo o jogador tem a mira automática. 

O Bullet Time pode ser ativado de duas maneiras pressionando o analógico direito ou dando um salto com o efeito pressionando R1 ou R2 depende da configuração dos controles, essa segunda maneira e bem divertida pois da a sensação de efeito surpresa contra os inimigos. Há o efeito também acontece quando você mata o ultimo inimigo e uma fase ou ponto de controle da fase, ai e só saraivar o inimigo de tiros e curtir a animação  em tempo real. 

O combate Meele e limitado só acontece quando você tem um inimigo muito próximo e Max o acerta com um soco e logo mete uma bala na cabeça do bandido, mesmo assim e bonito de se ver. 

O modo online e bem divertido, e também e possível usar o bullet time, neste caso os jogadores próximo do seu personagem são afetados e dura bem menos tempo que no modo campanha. São dois modos mata mata por equipes e mata mata solo, existem varias facções, Policia, Cracha Petro Comando Sombra e por ai vai. 

Vamos as criticas, apesar do jogo ser absurdamente bonito, ele tem alguns bugs bem chatos como ficar preso em portas, ou entre objetos no cenário. As câmera em alguns momento e bem ruim e sai muito fácil de foco fazendo você perder o inimigo do campo de visão e morrer ridiculamente com um tiro pelas costas, o jogo também é muito repetitivo, e o que mais me irritou é que em alguns pontos onde tem muitos inimigos basta correr para avançar na fase e meio idiota mas depois de me frustar varias vezes acabei optando por fazer isso a fazer estrategias para matar todos os inimigos. 

No geral o jogo é muito divertido, mostra uma são paulo diferente, mas nem tanto, e explora bem essa linguagem cinemática do game, apesar dos problemas considero o jogo um serio candidato a melhor do ano.