Jogo indie grátis da PSN Plus deste mês, SteamWorld Dig: A Fistful Dirt traz um robô minerador no melhor estilo caubói, com poucos recursos, puzzles e gráficos 2D muito bacanas.
Desenvolvido pela Image & form Games, SteamWorld Dig: A Fistful Dirt foi lançado inicialmente para 3DS, o jogo faz parte do universo SteamWorld que atualmente conta com 3 jogos, SteamWorld Dig, SteamWorld: Tower Defense e SteamWorld Heist previsto para 2015. Pelo que vi destes jogos eles apenas compartilham o mesmo universo, e no caso do Heist o mesmo estilo gráfico do Dig.
SteamWorld Dig, e um jogo curto, e longo ao mesmo tempo depende de como você decide jogá-lo, a mecânica e simples o jogador controla um robô Rusty, que chega na cidade Tumble apos receber a escritura de uma mina que pertencia a seu tio.
Bom o jogo e um puzzle de escavação bem bacaninha, é possível terminar o jogo em menos de 2hs porem e fácil se perder explorando as minas atras das joias e áreas secretas, eu mesmo terminei apos 8 horas.
O jogo não é difícil mas até entender a dinâmica dos puzzles e fácil morrer de besteira, há uma boa diversidade de armas e equipamentos, desde um picareta, furadeira, soco voador e dinamites, são 3 minas diferentes com 4 níveis de profundidade, a medida que se vai mais fundo os inimigos ficam mais fortes.
Alem de pedras preciosas é necessário encontrar orbs azuis, com elas na superfície e possível fazer upgrades nos equipamentos, e nas barras de vida . Um ponto importante do jogo e que sempre que se morre, voltamos para a superfície perdendo tudo o que foi coletado, é possível voltar ao local e pegar tudo de volta, também e possível comprar portais de teletransporte que podem ser colocados em qualquer lugar da fase e voltar na superfície para depositar seu dinheiro no banco, e gastar em uma das 3 lojas possíveis.
SteamWorld Dig é um jogo bem simples com um visual bem legal inspirado no velho oeste, acho que podia ter mais fases e chefões, mas de maneira geral é um jogo divertido daqueles pra passar uma tarde de domingo jogando.