domingo, 23 de agosto de 2015

The Evil Within: The Executioner


Ultimo DLC de Evil Within muda bastante o estilo e o foco do jogo colocando o jogador no controle do Keeper com visão de primeira pessoa e uma jogabilidade que lembra muito Bioshock 2.

Retirar as pilar bars do jogo fez muito bem e Evil Within, que com isso até ganhou uma dlc com visão em 1ª pessoa, infelizmente os controles continuam ruim e a historia é rasa, sem o mesmo esmero de narrativa do jogo original e das dlcs anteriores.

Bom mas do que se trata The Executioner? Bom aqui temos mais informações sobre o Keeper o cara grandão com cabeça de cofre que persegue Sebastian por todo o jogo, aqui também é explicado que ele também e uma das cobaias da experiencia com o Stem e não uma criação de Ruben/Ruvik, na verdade é um homem que não tem sua identidade revelada, e que é colocado no Stem com o proposito de salvar as memorias de sua filha também presa no Stem e por fim liberta-la. 

Com o jogador no controle começamos na mansão a exploração é livre porem e devemos procurar documentos da Mobius que falam mais sobre as historia do jogo e atribuem objetivos que abrem as fases para combater as cobaias que são os inimigos do jogos como o Sádico por exemplo, os quais temos que executar, alem desses documentos temos que coletar as memorias da filha e os tormento esses acessados quando executamos alguma ação no jogo como matar uma inimigo com uma arma especifica. 

Alem do martelo temos como armas as minas de arame farpado, conforme evoluímos no jogo mais armas são liberadas, dinamites, coquetel molotov, motosserra, espada e até uma bazuca, Ao matarmos os inimigos eles controles moedas que podem ser usadas na lojinha acessada pelo cofre sempre presente na sala de save ou antes um uma porta de missão. 

Alem das armas Keeper também possui alguns status que podem ser evoluídos como dano que o martelo causa, defesa, e velocidade, tudo comprado pelas moedinhas, outra habilidade esta mais focada em descobrir segredos pela sala e uma especie de energia que varre toda a tela e mostra itens escondidos e portas.

Infelizmente esse dlc cai bastante de qualidade em com paração aos anteriores e o jogo principal, como mencionei antes a visão aqui é em primeira pessoa, porem a camera continua uma merda, ela e muito fechada e a movimentação do personagem e ruim, e muito facil ser cercado por inimigos ou não vê-los mesmo que estejam ao seu lado, uma visão mais ampla melhoraria muito a jogabilidade nesse quesito. 

O jogo e curto demais uma hora e meia e o bastante para termina-lo, as transições de cenário e evolução do personagem é ruim, sempre que cumprimos as missões em media 3 por cenário alem da mansão jogando no hospital, ganhamos um certo numero de moedas que não são suficientes para melhorar as habilidades o que nos obriga a jogar a arena de treino para farmar moedas, o que acaba sendo bem massante. 

A historia tem uma narrativa totalmente contada por files que encontramos não temos aqui CG's mais elaboradas, o que torna o ritmo do jogo bem mais lento e menos interessante. No entendo tem pontos que agregam para historia, como a filha do Keeper, ela te, uma certa semelhança com Leslie Whiters, possui cabelos brancos como ele e a Mobius tem muito interesse nela, parece que ela tem as mesmas qualidades de Leslie, outra coisa talvez a unica que acrescente algo para narrativa do jogo principal é que fica claro que Ruvik consegue sair do Stem através de Leslie já que no fim do jogo principal Sebastian vê Leslie saindo do hospital.

Achei os dlc's bem fracos, Shinji Mikami perdeu uma ótima chance de fazer algo parecido com a expansão do Resident Evil 4, porem em Evil Within ele criou um universo muito rico, espero que o jogo tenha continuações e corrigindo os problemas de cover, camera e ritmo, podemos ter um novo clássico dos Survival Horror.