domingo, 8 de janeiro de 2017

Shantae: Half Genie Hero


Gostei bastante do Pirate Curse e já emendei a continuação Half Genie Hero lançado no final do ano de 2016, a nova aventura em alta resolução com belos gráficos, lembra bastante o que foi feito em Duck Tales Remastered.

O jogo foi produzido através de um campanha de crowdfund no kickstarter batendo quase 800 mil dólares, você pode ver mais detalhes da campanha aqui


Como mencionei antes o jogo lembra bastante o estilo do Remaster de Duck Tales pois a Wayfoward também produziu o jogo, e melhorou bastante a técnica utilizada em Half Genie Hero, o jogo está bem bonito e detalhado. 

A historia como sempre é bem simples, Shantae acorda durante a noite e segue uma luz até o subsolo do laboratório de seu tio la descobre que a luz é na verdade um emissário do mundo dos gênios avisando que ele esta em perigo e que Shantae precisa ajudar, claro que a ameça novamente é Risky Boots que rouba algumas blueprints do tio de Shantae.

Apos a primeira fase temos um embate com Risky e seus Thinkerbats, Shantae recupera as blueprints e entrega para seu tio, até ai tudo bem mas por conta da destruição causada pelo embate com Risky, Shantae é demitida pelo prefeito, mas mesmo assim decide continuar ajudando as pessoas da cidade e seu tio a construir um dínamo, que em teoria geraria energia infinita para todos.

Apos coletar todos os itens e finalizar o dínamo, Risky revela que tudo fazia parte de seu plano pois ela alterou as blueprints para que o dínamo na verdade inverte a polaridade da magia e transformasse em dark magic corrompendo o mundo dos gênios e a propria Shantae, claro que ela se livra da dark magic e vai ao encontro de Risky em seu covil para o combate final. 

Nada é revelado sobre a mãe de Shantae só que elas esta vida  e esta no mundo dos gênios, Risky foge novamente, Shantae recupera seu emprego, e a vida segue! 

O jogo em si resgata o estilo dos primeiro jogos, com transformações de Shantae em diversos seres com poderes variados, não temos mais o esquema metroidvania do Pirate's Curse, mas ainda sim temos muito backtracking, para os vários coletáveis espalhado pelas 6 fases do jogo.

Eu achei o jogo meio quebrado, se você se empenhar em farmar joias re-jogando a primeira fase é possível desbloquear os poderes de Shantae ao nível mais alto logo de cara, e algum poderes como a transformação de morcego simplesmente quebram o jogo já que é possível voar e evitar todas as plataformas. 

Somente a ultima fase foi pensada para a transformação da harpia, que depois de obtida também quebra a fase da corrida de tapetes voadores por sorte a primeira vez que jogando essa fase ainda não temos essa transformação mas a de morcego também serve pra quebrar a fase então tanto faz. 

A fases são curtinhas e tem muitos coletáveis escondidos, isso ajuda a quebrar a sensação de repetição pois cada transformação permite acessar novas áreas escondidas com jogabilidade diferente. 

A musica esta demais o tema cantando e empolgante e as musicas das fases também muito boas destaque para musica da fabrica segunda tela da fase Mermaid Waterfalls.

O chefes bom diferente de Pirate's Curse, esse são bem fracos pouco desafio só bater e bater, se você farmou joias e comprou tudo perde até a graça os combates, o ultimo chefe em sua segunda forma é muito quebrado chegou a ficar 10 minutos repetindo a mesma sequencia de ataques até abrir a guarda para o contra ataque, pra que isso? Por sorte eram dois ataques simples com padrão facil de desviar, bug feio do jogo. 

Apesar de todas as falhas Half Genie Hero é um jogo gostoso de jogar, pelo que foi anunciado no kickstarter o jogo ainda vai receber alguns dlc's como um modo para jogar com Risky Boots, então ainda tem coisa ai por vir.