terça-feira, 15 de abril de 2014

TITANFALL


TITANFALL titulo exclusivo do XBOX ONE/PC e que também saiu para o 360, e isto é ótimo pois assim pude joga-lo e me divertir um pouco, pois afinal quem não gosta de robôs gigantes saindo na porrada!?

Bom foi um hype só desde o anuncio deste game, listado como um dos exclusivos do XBOX ONE para seu lançamento, TITANFALL foi o jogo que mais me chamou atenção no line-up de games anunciado para o ONE, e o jogo fez tanto alvoroço que a microsoft acabou dando uma forcinha pra Respawn lançar também para o 360. 


A desenvolvedora Respawn que foi fundada por ex-funcionários da Activision e Infinitward que participaram do desenvolvimento do Modern Warfare 2, isso serviu para apoiar ainda mais o hype sobre TITANFALL.

Bom vamos ao jogo que é uma loucura só, mas atenção se você tem um Xbox Destravado, não acessa a Live e não é uma assinante Gold, desista o jogo tem somente o modo On-Line e requer acesso a internet e uma conta Gold para ser jogado. 

Como disse no paragrafo anterior o jogo é uma loucura só, logo de inicio o jogador deve passar por um tutoria para entender as mecânicas do jogo, algumas bem interessantes, como o pakour com foguetes na cintura, os Pilotos  de TITANFALL tem uma especia de mini foguetes na cintura que permitem pulos mais altos e planar por alguns segundos, com isso são inseridas novas mecânicas como correar pelas paredes, tipo Mirros Edge ou Prince of  Persia, no tutorial alem de aprender apular, jogar granadas etc, o jogador também aprender a usar o TITAN, é ai que a coisa fica divertida, a mecânica dos robozões e bem singular é fácil sentir o peso e a diferença na movimentação. 


O jogo também não possui um modo campanha propriamente dito, o modo ate existe mas é um mutiplayer com varias missões 9 no total, onde o jogador joga com as duas facções possíveis do jogo, INC ou Milicia, o jogo tem uma introdução bem rápida para explicar a historia, que bem por cima se baseia na evolução tecnológica da terra e na descoberta de novos planetas habitáveis, durante esse processo começão a ocorrer conflitos armados, e ai surgem os TITANS como armas de combate. 

O jogo se passa em um ou vários planetas isso não fica claro, porem os cenários são ber grandes e diversificados vão de desertos, cidades a instalações militares, mesmo no XBOX 360 o jogo ficou bem bonito se comparado ao ONE, inicio de geração os jogos lançados para as duas plataformas não tem grandes diferenças, talvez por isso ainda valha a pena jogar a versão do 360


Como sou péssimo em jogos de tiro em primeira pessoa comecei a jogar sem muita empolgação, mas cara quando você ativa o titã pela primeira vez, que demais, ele simplesmente cai do céu  ai basta subir no bicho e sair distribuindo tiros e misseis. Mas não pense que é só sair metendo bala, jogar com os titãs requer muita estrategia, pois em combates mano a mano e fácil perder e morrer, e falando em morrer ai outra mecânica bem legal do jogo quando seu titã é derrotado é possível ejetar do mesmo a animação é irada e o jogador consegue uma visão área do cenário enquanto cai podendo se posicionar para continuar o combate. 

Joguei por umas 6 horas seguidas, joguei a "Campanha" por duas vezes a primeira como INC e a Segunda como Milicia, isso é necessário para desbloquear todos os 3 titãs para customização no menu de personagens.


O modo Clássico temos os modo de jogo multiplayer que são:

  • Exaustão: também conhecido como "Mata-Mata em equipes". 
  • Sobrevivência de Titãs: também um  "Mata-Mata" somente entre titãs sem respaw ate o fim da partida.
  • Ponto de controle: também conhecido como "Dominação" onde os times tem que dominar as áreas A, B e C do mapa. 
  • Capturar da Bandeira: esse não precisa nem dizer o que é. 
  • Caçador de Pilotos: Nesse vence o time que matar mais pilotos. 
  • Pacote variado: Os modos descritos em uma sequencia aleatória.

Os Pilotos, como são chamados os personagens que podemos jogar como 3 classes Fuzileiro, Assassino e Comando, o Fuzileiro e o personagem mais equilibrado, equipado com metralhadora, o Assassino utiliza uma pistola, parece ser bem mais técnico não me arrisquei a jogar com essa classe, e o Comando usa uma escopeta calibre 12, de inicio não há personalizações possíveis porem a medida que o jogador abrindo novas armas de metralhadoras a rifles de longa distancia, não são muitas, mas da pro gasto.

Alem das armas temos granadas e algumas habilidades com ficar invisível, maior pulo, maior força, não consegui desbloquear todos ainda, as armas também ganham perks, como miras, silenciador entre outros conforme o jogador vai crescendo de nível. 


Um ponto interessante são as cartas de habilidades ganhadas ao longo do jogo, podem ser equipadas ate 3 por partida e quando usadas uma por vez a cada vez que morremos, garante algum tipo de vantagem ao jogador, bem uteis mas não sei se existe algum padrão para ganhar certas cartas ou é aleatório, então não me animei em usar muito esse recurso. 

Os titãs são 3 tipos o primeiro é o "Atlas" titã de Assalto este parece ser o mais equilibrado dos 3, é com este que começamos o jogos até liberar os demais, o segundo é o "Strider" titã de artilharia este parece ser o mais frágil dos 3 porem e bem ágil dos 3, é legal jogar com este mas e comum morrer bem rápido com ele também, e por ultimo "Ogre" titã Tanque este é o mais parrudo dos 3 é bem lento mas aguenta bastante porrada. 


Os titãs também tem poucas armas que se resumem a metralhadora, lança foguetes ou fuzil, são sempre uma arma principal e uma secundaria normalmente explosivos, alem disso pode-se equipe uma habilidade tática a que vi disponível é o "Escudo de Vórtice" que funciona como escudo que acumula projeiteis inimigos que podem ser lançados contra eles, bem interessante, e uns perks como ejeção automática e recarregamento rápido da munição. 

Durante o jogo um das coisas que percebi é que como os mapas são muito grandes e são 5 contra 5 existem muitos NPC's soldados estes não operam titãs mas atrapalham bastante o combate, imagino que isto tenha sido feito para manter uma dinâmica de combate do jogo pois e possível que tenha-se ate 10 titãs no mapa se todos os pilotos conseguirem os seus. 


Para jogar com os titãs é simples basta aguardar 2 min. durante a partida assim que o medidor construção estiver cheio basta chama-lo e ele literalmente cai do céu, eu fiquei preocupado de que fosse necessário realizar algum tipo de tarefa como matar 10 inimigos sei la, e como sou péssimo nesse tipo de jogo, nunca jogaria com um robô gigante.

Um outro ponto interessante é que quando uma partida termina o time perdedor deve ir até uma nave de evacuação com isso ainda rola mais alguns minutos de combate, e uma correria desesperada pela sobrevivência, mas é muito divertido ainda mais para o time vencedor.


Pontos ruins do jogo se resumem apenas a restrição de ser apenas multiplayer on-line, uma campanha seria legal mesmo que pra jogar uma unica vez, como a ideia é bem interessante poderiam ter aprofundado melhor o conceito, outro ponto ruim é a constante queda de conexão com o servidor e bugs principalmente com os NPC's que muitas vezes congelam ou correm contra a parede. 

Um detalhe que muitos podem achar como uma parada para ajudar os noobs é a arma inteligente presente no jogo, um tipo de pistola que mira automaticamente e realiza disparos matando vários inimigos simultaneamente, durante o treino no inicio do jogo o jogador aprende como usa-la, eu já estava pensando os campers vão adorar essa arma, porem tem um pequeno detalhe que torna esse arma muito difícil de usar, só funciona bem contra alvos parados, como inimigos correndo e quase impossível utiliza-la pois ela leva alguns segundos para travar a mira tempo suficiente para o adversário perceber e te matar, é útil apenas contra os NPC's que raramente te matam.

No geral TITANFALL é bem divertido e tenta inovar nesse gênero saturado de Call of Duty e Battlefield, para quem curte um FPS frenético esse game é diversão garantida.