domingo, 17 de agosto de 2014

P.T.


O assunto da ultima Semana de 15 de agosto, P.T um teaser game ou demo de um jogo de terror do 7780's studios, lançado na Gamescom, causou muito barulho na internet, a principio pouco se sabia do jogo e seus criadores, porem o demo lançado na terça dia 12 deixou todo mundo (que jogou) maluco.

Então esta eu trabalhando quando de repente me chegam mensagens via Skype, Facebook e WathsApp, do tipo "jogou P.T.?", "viu quem são os produtores?", "que foda mano", "me caguei todo" e por ai vai. Como eu não tenho acesso aos principais sites de noticias de games no meu trabalho me restou contar com meu 3G do celular, o que não foi muito útil, acabei apelando para um amigo no twitter @alex_seph que foi muito gentil em me explicar todas historia em vários twits seguidos, ai acabei ficando no hype e já coloquei pra baixar o game no meu PS4 via celular mesmo, algo que nunca tinha feito e funcionou!

Bom mesmo já sabendo do que se tratava fui la eu jogar o tal do P.T. e porra essa demo conseguiu me deixar tenso, basicamente você controla um personagem em primeira pessoa que acorda dentro de um pequeno quarto vazio e escuro com baratas andando ao seu redor, ao levantar e atravessar a porta a sua frente você se depara com o corredor em L, e ao fundo desse corredor a direita um radio ligado, noticiando um assassinato, todas as portas estão trancada menos uma ao fim do corredor, ao atravessa-la você se vê de volta ao inicio do corredor, pronto e agora?




O jogo se passa todo nesse ambiente em loop onde o e necessário desvendar uma serie de puzzles a principio aleatórios para progredir, levei vários sustos e a temática e sons me deixaram bem tenso, o que a tempos não acontecia com um game.



Parece que toda a historia gira em torno do assassinado que ouvimos no radio, com isso nos deparamos com uma espirito e um bebe morto, um saco falante tudo bem perturbador a maneira com que o jogo explora o cenário e introduz maneiras de transtornar o jogador, foram pensados para deixa-lo tenso e confuso, por fim joguei por 2hs e não consegui desvendar o ultimo puzzle, o que me frustou bastante, porem como muitas pessoas já haviam terminado o demo, já havia vazado muitos vídeos com final explicando do que se tratava o jogo.





Mas como terminar o ultimo puzzle? Parece que é necessário ouvir a risada de um bebe duas vezes seguidas para iniciar o evento final que consiste no telefone tocar e ao ouvir a mensagem "Você  é o escolhido" a porta e destrancada e você sai enfim da casa, corredor inferno sei lá, porem não existe padrão no puzzle, vi alguns videos de jogadores que conseguiram e mesmo fazendo igualzinho não funcionou pra mim, outras pessoas discutem que é necessário estar fazendo Streaming e com o microfone ligado, não consegui meso tentando após ver varias dicas.




Bom mas do que se trata P.T. afinal de contas? O joga na verdade e um teaser demo do próximo Silent Hill, feito pelo Kojia (Metal Gear) e Guillermo Del Toro diretor de filmes como Labirinto do Fauno, Hellboy e Circulo de Fogo, só isso já bastou para alavancar o Hype de todo mundo, afinal serie aclamada que a tempos não tem um bom game, e dois caras de peso quando se trata de narrativa, historia, terror e visual, ainda somos apresentados ao protagonista que será feito pelo ator Norman Reedus, que interpreta Daryl na série The Walking Dead. Muitos ja cogitam que ela será o novo Harry Manson, ainda e muito cedo pra dizer e nada foi dito se o compositor Akira Yamaoka também retorna a serie.



Bom ao final do demo temos os créditos listando Kojima e Del Toro e o jogo é anunciado como Silent Hills, e temos um close no rosto de Norman, eu pessoalmente não curto muito Metal Gear Solid mas Kojima consegue surpreender, P.T. segue mais ou menos o que ele já fez com Phanton Pain lançado o demo Ground Zeros por U$ 14,99  e deixando todos malucos com o próximo Metal Gear, mas o que me deixou mais animado foi a participação de Del Toro no projeto, o cara tem ótimos filmes de terror no currículo como a Espinha do Diabo, Labirinto do Fauno e produziu filmes como O Orfanato e Não Tenha Medo do Escuro.    


A verdade é que pouco foi dito sobre o jogo apos a divulgação do demo e trailer, e parece que o jogo não será exatamente como o demo, eu pessoalmente espero que seja um Silent Hill em terceira pessoa, mas o jeito agora é esperar, ansioso pra saber o que vem por ai.