sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Resident Evil Zero HD Remaster


Continuando a onda dos remasters de Resident Evil, a Capcom lança novamente Resident Evil Zero, jogo que foi originalmente planejado para Nintendo 64 e acabou saindo para o Game Cube e foi exclusivo da Nintendo por quase de 15 anos. 

Dos jogos principais da serie talvez RE Zero seja o que menos gosto, não pelos personagens ou pela história, mas pela nova mecânica introduzida no jogo que consiste em largar os itens em qualquer lugar do cenário, já que neste não temos mais os baus, essa mecânica aliada ao inventario com menos slots e a constante necessidade de intercambiar itens entre os personagens torna o jogo um entra e sai de menus, isso torna a mecânica massante por conta de outra mecânica, a de troca de personagens e a estrutura do jogo que que sempre separa os personagens, a ideia em si é bem interessante, mas cansa visto que o jogo tem muitos puzzles que dependem de carregar muitos itens de um ponto a outro do cenário.

Mas o jogo também tem coisas boas, assim como seu antecessor, RE Remake o jogo e muito bonito, refizeram totalmente os cenários e os modelos dos personagens, o visual desses dois jogos em especial são muito bonitos. 

Zero e um dos jogos com o desenvolvimento mais controverso da franquia, ele originalmente foi anunciado para Nintendo 64 chegou até a possuir um versão jogável que pouco mudou da versão que conhecemos hoje, na época foi apresentada a área do trem e já apresentava Rebeca e Billy como personagens jogáveis.

Posteriormente o jogo foi cancelado e por fim lançado para o Gamecube um dos consoles de menos sucesso da Nintendo, mas fans de RE seriam muito felizes de possuir esse console que alem do Remake e do Zero também foi o console de lança,mento de RE4, esta na época possuía a versão mais bonita do jogo, mesmo a de PS2 lançada anos mais tarde possuindo modos extras a de Game Cube era graficamente melhor. 

O jogo também foi vitima dos contratos de exclusividade entre Nintendo e Capcom onde o jogo foi exclusivo da Big N por quase 15 anos, sendo relançado para Wii nesse período mas sem melhorias gráficas, apenas incluindo suporte a controles de movimento.

A historia do jogo conta o que houve com o BRAVO team que estavam se deslocando para os subúrbio de Raccon City para investigar estranhos eventos porem o helicóptero sofre uma pane e o grupo aterrissa no meio da floresta aqui acompanhamos Rebeca que também aparece no primeiro jogo quando jogamos com Chris, o grupo encontra um comboio policial que aparentemente foi atacado, la encontram informações que o comboio estava transportando um prisioneiro de guerra chamado Billy Coen, com mais esse empasse o grupo se separa para investigar a região, e quando Rebecca encontra um trem de passageiros abandonado, e agora começa nossa aventura. 

Claro que o trem esta repleto de zumbis, alem do trem o jogo se estende pela área de treinamento mais um mansão, e o laboratório, o jogo e mais curto que outros da serie, porem a mecânica de separa controla um, controla ou e troca item e combina item da a sensação de um jogo mais longo,  aqui também temos a percepção de chefões no trem enfrentamos o escorpião, na mansão a centopeia no segundo andar e o morcego na capela, ainda temos um Tyrant e claro James Marcus/Rainha Leache como o ultimo boss. 

James Marcus é o cientista que iniciou o projeto do T-vírus, e também trabalhou com o progenitor vírus que só teríamos mais informações em RE5, aqui Marcus consegue criar as "Leaches" uma especie de sangue suga que transmite o T vírus, porem 10 anos atras ele é traído por Spencer que ordena sua morte e coloca Wesker e Birkin a frente das pesquisas com do T-vírus porem algo bizarro acontece e a "Leache" rainha se funde ao corpo morto de Marcus que ressuscita, "exatamente um dia antes da noite incidente do primeiro jogo" e ele quer se vingar da Umbrella.

Por fim Marcus se limita a causar na instalação de treinamento mas ele e quem libera o T-vírus na mansão, com isso Wesker decide por seu plano de testes de combate usando o ALPHA Team como cobaias e Birkin monitora os movimentos de Marcus. 

O jogo se desenrola com Billy e Rebecca combatendo Marcus, o estranho é que Marcus se revela inicialmente como um homem mais jovem, isso ocorre porque Marcus esta fundido com a rainha leache e ela e que esta no comando e consegue alterar sua forma entre o Marcus jovem e o velho, mais pra frente no jogo e explicado que Marcus não existe mais e todas a ações são da rainha Leache que apenas incorporou a forma de Marcus e suas lembranças assim ela assume o ódio pela Umbrella e coloca a vingança em pratica.  

Por fim Rebecca e Billy derrotam a rainha Leache em sua verdadeira forma, e fogem da instalação de treinamento antes da sua explosão pois Birkin inicia o processo de auto destruição durante a batalha final. Por fim Rebecca se despede de Billy e segue para mansão, pra tirar uma soneca até seus amigos do ALPHA team chegarem pra festa. 

Sobre os inimigos do jogo, estes são bem variados e temos algumas novidades, aqui não temos os Crimson Heads mas temos os Human Leaches que são inimigos formados por varias leaches com a forma do Marcus velho ou apenas sua silhueta, alem deste temos os zumbis, cerberus corvos, alguns hunters, baratas gigantes e os chatos macacos de laboratorio porem o pior e mais chato são os sapos, estes aparecem em dois lugares na ponte da represa e no caminho para o Tyrant uma linguada e morte. 

O jogo também conta com um modo extra o Wesker mode onde jogamos com Wesker no lugar de Billy e podemos usar alguns dos seus super poderes, a corridinha e a piscada de olhos que explode cabeças, rebeca também muda de visual e usa uma roupa preta e a joia de controle mental como a Jill em RE5 em seu peito, esse modo muda apenas a skins dos personagens não tem dublagem do Wesker e nas animações Billy volta, bem bosta.

Também temos um monte de novas skins para Rebecca e Billy tudo no famoso esquema da Capcom, é legal mas 19 dólares por 10 roupinhas de personagens, não obrigado. 

Apos fechar o jogo é liberado o modo Leache Hunter este é basicamente um modo de time trial que consiste matar leaches por todo o mapa do laboratório a área de treinamento, é bem divertido e vale o replay. 

Resident Evil Zero é um bom jogo, os controles de jogo atualizados assim como foi feito no Remake do anterior, melhora bastante a fluidez do jogo, apesar dos pontos fracos do inventario e do modo de troca de personagens, o jogo é divertido, e vale uma conferida.