sábado, 26 de agosto de 2017

Sonic Mania


Sonic Mania resgata enfim o estilo os jogos clássicos do ouriço azul e sua turminha de forma que os tiozinhos de hoje em dia (galera na casa dos 30 anos de idade) vão ficar babando pelo jogo e a galerinha mais nova pode até gostar.

Quando foi anunciado, Sonic Mania já despertou maior interesse do publico frente ao outro jogo em teoria maior "Sonic Forces" ainda não lançado e que ainda bebe da mesma fonte de Sonic Generations.


Sonic Mania usa e abusa do fator nostalgia, não só por remontar os melhores jogos do ouriço azul, da saudosa  época dos 16 bit e claro nesses tempo de "NA MINHA ÉPOCA QUE ERA BOM!" natural tamanho  interesse no publico por este jogo, e convenhamos, já no primeiro trailer o jogo mostra uma fase nova e gráficos e sprites lindo e refeitos, ai não tem moleque velho que resista. 

E enfim em agosto de 2017 o jogo chega, e caramba, minha primeira reação foi "CARA ESSE É MEU SONIC", são 12 zonas, mesclando entre clássicas remodeladas e novas segue a lista: 

01. Green Hill Zone
02. Chemical Plant Zone
03. Studiopolis Zone
04. Flying Battery Zone
05. Press Garden Zone
06. Stardust Speedway Zone
07. Hydrocity Zone
08. Mirage Saloon Zone
09.Oil Ocean Zone
10. Lava Reef Zone
11. Metallic Madness Zone
12. Titanic Monarch Zone

Gostei da fases e a maneira como as clássicas foram remodeladas principalmente no ato 2 de cada uma delas, transformando-as quase que totalmente ou incluindo uma nova gamic, revitalizando as fases, entre as clássicas minha preferidas são, Green Hill e Flyning Batery. 

As novas fases exploram elementos de diversas outras fases ao longo da historia de Sonic como Marble Zone, Starlight Zone, Cassino Night Zone, Lauch Base Zone, Sky Fortress Zone, entre outras, destas novas minhas preferidas são Mirage Saloon e de longe disparada Studiopolis, musicas level design tudo nessa fase ficou ótimo. 

A musica também tem grande destaque, e também recebem nova roupagem nos segundo ato, Flying Battery Zone ainda incinerável. 

A fase de bônus para pegar as esmeraldas do caos, perseguindo os ufos, e divertida mas curtia muito mais a fase do  Sonic 2 o Half-Pipe.

Coisas que não gostei muito, poucas fases novas o jogo possui 4 zonas novas e 8 antigas, acho que poderia ser 6 novas 6 clássicas, as fases de bônus baseadas em Sonic 3, não curtia na época e continuo não curtindo (estas fases bônus são importantes para conseguirmos moedas que destravam extras do jogo).

O novo movimento Air Dash achei bem inútil acho que a intenção era fazer o jogador ficar sempre em alta velocidade (nos Sonic's clássicos isso é quase impossível), e algumas fases parecem longas demais, Oil Ocean e Stardust Speedway sofrem com esse problema. 

Mas existe muitas coisas legais nesse jogo a maneira como as referencias dos jogos antigos são feitas, não e difícil se deparar com um chefe do primeiro jogo ou mesmo um inimigo do master system/game gear pintando do nada, o carinho com todos os jogos que fazem parte de toda historia do Sonic dos 8 bits aos 16 bits foi muito legal ver como o jogo trata esse elemento e reinventa alguns deles, mas confesso que senti falta da asa delta do Sonic 2 do master system.

Apos zerar o jogo, você pode voltar ao save e selecionar a fase que quiser, muito bom para pegar todas as esmeraldas do caos e liberar o Sonic Amarelo e principalmente fazer o final verdadeiro, outros modos são liberados como jogar com Tails e Knucles como principais. 

Se você cresceu jogando Sonic, esse é o SEU SONIC, se jogou so o Generations e curtiu, também vai curtir, se não gosta de Sonic e prefere o Mario, bom desencana, nunca jogou e achou legal os vídeo que viu do jogo, vai la joga "seje feliz!"