quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mark of The Ninja


Mais um bom jogo da Xbox Live Arcade Mark of The Ninja lançado em 2012, pela Klei estúdio também responsável por Shank, criaram numa aventura ninja cheia de ação e muito stealth, tudo isso em 2D muito bem feito e divertido.

Como disse na introdução qualquer semelhança com Shank não é pura coincidência, a Klei utilizou a mesma estética usada anteriormente em Shank 1 e 2, e criaram jogo muito bonito e se você acha que só por ser parecido com Shank e só chegar e sair dando porrada nos inimigos, vai se dar mau, o negocio aqui e agir como um verdadeiro ninja, furtivo, nas sombras e com mutia técnica.

Mark or The Ninja consegue fazer algo que muito jogo ai tenta e se da mal, aplicar muito bem conceitos de furtividade, explorando o universo ninja, todos os movimentos do personagem se encaixam muito bem, para conseguir evoluir no jogo o jogador deve sempre manter seu ninja escondido, pois se os inimigos perceberem sua presença logo vão chamar outros para ajudar, além de executar os inimigos furtivamente é preciso esconder os corpos pois se forem encontrados o inimigo então em estado de alerta, detectam sua presença ou o melhor entram em panico e sair pipocando tiro pra todo lado. 

Todos o movimentos do personagem deve ser calculados, ao correr deve tomar cuidado com as o som dos seus passos representados por círculos azuis que funcionam como ondas de choque e dão a noção da distancia do som dos passos, também é muito importante ficar longe das luzes sempre quebre as lampadas para ajudar a mante-lo nas sombras, os inimigos tem um raio de visão representados pela suas lanternas, mira da arma, ou radar do capacete. Outro fator interessante da jogabilidade é o congelamento do tempo com a arma secundaria ao segurar o botão LB, o tempo para se pode mirar em ate 3 alvos e lançar ataques para chamar atenção, destruir obstáculos ou matar os inimigos.

Ar armas são bem diversificadas mas basicamente o Ninja tem um espada e shurikens, outras habilidades são desbloqueadas conforme vai ganhado estrelas nas fazes e encontrado medalhões espalhados pela fases, dentre as armas possíveis, temos dardos envenenados,bombas de fumaça e até uma homenagem a Metal Gear com uma caixa para se esconder. Alem das armas é possível desbloquear novas roupas e habilidades, são muitas e bem elaboradas também, cada roupa necessita de um setup diferente de armas e habilidade isso aumenta muito o replay do jogo.

O jogo é formado por fases abertas no estilo metroidvania, onde na sua maioria é possível transitar por todo o mapa. Alem disso a curva da aprendizado do jogo é muito boa tornando a experiência menos frustante, posso dizer que o jogo é justo, tem um desafio na medida, alem da jogabilidade inovadora Mark of The Ninja conta com uma historia bem elaborada e cheia de reviravoltas.

A historia, começa quando o dojo do clã ninja é atacado, o personagem principal um ninja sem nome acaba de receber suas primeiras marcas (tatuagens) e é acordado por Ora uma ninja que vai guia-lo em sua jornada, as marcas são feitas com uma tinta especial que proporciona habilidades incríveis, porem a tinta é toxica e pode levar o ninja a loucura, são feita por um velho ninja chamado Dozen o único do clã que conhece essa técnica. Apos passar pelo tutorial do jogo, libertar todos os ninjas capturados e o líder do clã mestre Azai, ele revela que seu clã foi atacado por um grupo liderado por um magnata armamentista chamado Karajan e para manter a honra do seu clã você deve eliminar Karajan. 

Dai em diante, você segue no encalço de Karajan até conseguir executa-lo são varia fases diferente de Shank as fases não tem chefão, têm na verdade desafios como desativar o sistema de segurança do prédio onde esta Karajan, obter o localizador da equipe de segurança de Karajan para encontra-lo, o único boss da primeira parte do jogo é Kelly o chefe da segurança, o combate com ele é bem interessante. 

Depois de eliminar Karjan e voltar para o dojo do clã, segundo a tradição todo ninja que utiliza as marcas deve se sacrificar após cumprir sua missão porem ao retornar o Ninja descobre que Azai na verdade havia roubado o armamento de Karajan para fortalecer seu clã, o ninja então inconformado por se utilizado como arma para realizar os planos de Azai se recusa a se sacrificar e foge prometendo vingança a Azai.

Depois de fugir o ninja descobre que Dozen foi capturado, ele segue então para o deserto, na cidade onde a foi originada a tinta das suas marcas e salvar seu amigo. apos um longo combate contra as forças de Azai Dozen morre nos braços do ninja mas não sem antes lhe faz uma ultima marca que também lhe proporciona o ultimo poder, agora o ninja deve voltar para o dojo do clã e enfrentar Azai. 

Apos uma fase bem longa o ninja encontra Azai, e em uma conversa bem rápida Azai questiona o ninja quanto a quem ele esta ouvindo durante sua conversa, ai começa a parte louca do jogo, Ora na verdade não existe é tudo imaginação do ninja resultado da tinta, porem ela quer que o ninja mate Azai e tome o poder do clã, Azai novamente adiverte sobre o destino do ninja com as marcas, e que seu único caminho e a morte, e deixa nas mãos do ninja o seu destino e o destino do clã.

Bom dai pra frente se você quiser saber o que acontece jogue Mark of The Ninja, este é um jogão, com uma historia e bem amarrada, pra quem curte ninjas e uma jogabilidade diferente não tem erro é diversão garantida, alem do xbox o jogo também esta disponível para PC, até o próximo e borá jogar.