quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dead Space 2


Desespero, esse é o lance de Dead Space 2, jogo desenvolvido pela Visceral games e distribuído pela EA, saiu já faz um tempinho, lá em 2011. Fiquei enrolando muito para sentar a bunda no sofá e terminar Dead Space 2, não que isso tenha relação com a qualidade do jogo, na verdade o jogo é muito bom e conseguiu melhorar em vários aspectos seu antecessor não só nos gráficos mas também na jogabilidade.

Por falta de tempo acabei jogando aos poucos e isso me atrapalhou bastante meu entendimento da historia, com isso foi difícil acompanhar a narrativa e acabei deixando o jogo de lado por um bom tempo, mas como gosto muito da serie decidi me dedicar um pouco mais e jogar tudo que faltava pra terminar mais um Dead Space. 

O jogo começa no que parece um sanatório, e já se passaram 3 anos dês do fim dos eventos do primeiro Dead Space, Issac Clark esta agora em uma colônia humana localizada em uma das luas de Saturno o lugar é chamado de Sprawl.

Issac acorda de um pesadelo já bem no meio da bagunça, o sanatório esta sob ataque dos necromorfos e Issac é resgatado por Franco (personagem principal do Dead Space Ignition), mas logo o cara é morto por um necromorfo e Issac tem que se salvar sozinho, e para facilitar ele esta vestindo uma camisa de força, dai pra frente o ritimo do jogo é frenético, com o jogador ja no controle do personagem precisa fugir e passa r por varias áreas do sanatório, Issac então é contatado por Diana ela diz ter enviado Franco e oferece ajuda afirma que pode curar Issac da sua insanidade adquirida pelo contado com o Marker nos eventos do primeiro jogo.


Logo que Issac chega ao encontro de Diana ela se revela uma unitologista fanática que quer capturar Issac para que ele ajude a construir mais Markers (como assim Issac construir mais Markres com a ajuda de Issac?), porém Diana é atacada e Issac consegue fugir, dai pra frente resta Issac ir em busca de Nolan Stross (cientista que sobreviveu aos eventos ocorridos em  Dead Space Aftermath) e destruir o Marker, e lutar pela sua sobrevivência. 

A historia se desenrola por belos cenários no Sprawl com direito até a uma igreja dos unitologistas, minas de escavação e uma certa nave bem conhecida da serie.


Durante seu caminho Issac encontra uma sobrevivente Ellie, a principio ela se recusar a ajudar-lo mas acaba se juntado a ele, ela também protagoniza alguns eventos importantes no jogo é uma personagem muito cativante também.

Além de novos personagens um antigo também e bem presente e muito importante para narrativa de issac  no jogo, Nicole a namorada morta de Issac o acompanha por todo seu caminho o atormentando e de certa forma  indicando o que fazer, essa relação é bem estranha pois Issac trava uma batalha contra sua própria mente, isso torna o jogo ainda mais claustrofóbico, o tempo todo se ouve sussurros chamando por Issac além e claro dos gritos dos inimigos.


Dos novos inimigos um em particular é muito irritante o Stalker o safado é como uma galinha porém ele se esconde atras de barreiras do cenário e ataca correndo em sua direção o problema é que o safado anda em grupo então sempre tem mais de um atacando ao mesmo tempo.


Outro inimigo irritante e que eu achava que não ia aparecer em Dead Space 2 são os imortais aqui ele funciona como um Nemesis de RE, perseguindo por vários lugares, ele não é rápido mas como em Dead Space a munição e escassa esse tipo de inimigo se torna um inferno.

Por falar em inferno o jogo é cruel com o jogador pouquíssima munição itens muito caros e inimigos muito mais muito violentos, alguns momentos chega a ser frustante, vale muito mais a pena fugir, não tente matar todos os inimigos é pedir pra se irritar com o jogo, esteja preparado para morrer inúmeras vezes e levar horas para passar por uma única sala, pelo menos as mortes são bem variadas é divertido ver como cada inimigo acaba com Issac.



Foram 12hs de jogo no nível normal, acho que da pre fechar em 7 ou 8 horas, as armas são bem variadas algumas novas e inúteis, basicamente utilizei a Plasma Cutter a Line Gun, uma metralhadora aqui e um lança chamas ali, ignorei a Ripper aquela merda de arma.

O Modo no line a basicamente humanos contra necromorfos em combates onde o time de humanos  deve realizar uma tarefa especifica e o time de necromorfos deve impedi-los, os jogadores podem escolher entre 5 tipos de monstros e as armas para os jogadores humanos inicialmente são a Plasma Cutter e a metralhadora mas conforme o jogador sobe de nível novas armas são desbloqueadas.


Os DLC's vão dês de mapas para o modo online a uma expanção da história chamada Dead Space  Severed, este conta a história de dois sobreviventes das minas de Titan, planetoide onde se encontra o Marker esse DLC tem ligação com os acontecimentos de Dead Space Extraction, aquele de Wii e PS Move, a edição de colecionador do PS3 vem com o Extraction no Disco. 

De modo geral gostei do jogo continua deixando o jogador tenso, explora muito mais a angustia de Issac expondo muito o personagem diferente do primeiro onde Issac nem falava. O jogo é tão focado no psicológico e na demência de Issac basicamente o protagonista trava uma luta dentro de sua mente, entenda isso como quiser!


Dead Space 2 funciona muito bem dando seqüência a história do primeiro jogo e interligando os spinoffs lançados entre os dois jogos, tem também um final bem interessante que faz uma brincadeira com o final do primeiro jogo.

Demorei para terminar mas valeu a pena, ainda falta jogar o DLC, Severed,  Dead Space Extraction e Dead Space 3, aguardem, até o próximo.