domingo, 8 de setembro de 2013

Castle of Illusion


Castle of Illusion foi um dos jogos que mais joguei quando garoto, porem não a versão do Megadrive e sim a versão do Master System pois tive o Master ao invés do Mega, porem tive amigos que tinham o Megadrive  e tive a oportunidade de joga-lo algumas vezes, e o que mais me recordo desse game é a trilha sonora, bons temos que retornam neste ótimo remake.

Remake de um dos meus jogos favoritos, Castle of Illusion foi um dos jogos que mais gostava quando criança, porem a versão que mais joguei foi a de master system e não a do Megadrive, só fui jogar mesmo anos depois, mesmo com amigos que tinham o Megadrive eu mais assistia do que jogava, então acabei passado mais tempo jogando a versão do master, que no fim das contas era tão boa quanto a do mega drive. Alias todas a saga da ilusão do master e de mega é indispensável pra quem curte jogos de 16 bits ou quer curtir jogos da disney daquela época.


A historia do jogo e exatamente a mesa do original Mickey e Minie estão fazendo um piquenique e de repente do nada são abordados pela bruxa Mizrabel (parece nome de bolacha) que quer roupar para si a beleza da Minie, e com isso a leva para o castela da ilusão, então Mikckey deve salva-la mas ara isso ele precisa obter 7 gemas magicas e só assim poderá chegar ao topo do castelo e salvar sua amada.

São 5 fases como no original, Floresta encanada, Terra dos brinquedos, Biblioteca/Mundo dos doces, Tempestade(fase dos rios e cavernas) e o Castelo (ultimo estagio antes da bruxa), cada fase é dividida em 3 atos, todos com um chefe final, uma boa adição e a fase de aceso ao combate final com a bruxa uma escalada ate o topo do castelo bem legal e um pouco difícil.


Todas as fases foram repaginadas em 3D e 2.5D e ficaram muito bonitas, de inicio estranhei um pouco o visual e a dinâmica do jogo, parecia muito lento, demorei um pouco e engrenar, o castelo e todo remodelado, as fases tem umas sequencia especifica como no jogos original pois para acessar novas fases é necessário coletar as gemas, alem de outros itens que liberam coisas no castelo como estatuas e quadros com mais informações dos inimigos, outro item interessante são a pimentas, referencia direta a Quackshoot outro grande jogo do Megadrive estrelado pelo Pato Donald, coletando todas é possível liberar novas roupas para Mickey.


As roupas são outro atrativo no topo do castelo existe um espelho e conforme as roupas são liberadas o reflexo do Mickey aparece com cada uma delas para vesti-las basta pular de encontro ao espelho são 3 no total, o Magico, o Cavaleiro e o Explorador.


Quanto as musicas e o áudio em si, não gostei da musicas remixadas, parece que não casaram bem com o clima do jogo, podem o Mickey tem algumas falas e isso ficou legal, um ponto positivo é que podemos ativar o áudio original, com isso todas as muscas clássicas voltam ao jogo, ainda bem pois a musica dos chefões do original e muito melhor.


A Jogabilidade ainda e bem parecida com a do Megadrive com pulos imprecisos, e uma lentidão estranha, nada foi alterado pular sobre os inimigos e arremessar maças ou outros objetos dependendo do tema da fase, bom uma coisa mudou o Mickey não acerta mais os inimigos com a clássica bundada, e não da a clássica reboladinha pros lados quando largamos os controles, (essa geração leite com pera ta fodida mesmo!). Como mencionei antes leva um tempo pra acostumar mas ate nesse conceito os controles continuam similares ao do jogo original.

De maneira geral esse é um bom remake do clássico de 16 bits, vale a compra, foi convertido para varias plataformas inclusive mobile e esteve de graça para os assinantes da PSN Plus, então sem mais desculpas e bora jogar.