sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Muramasa Rebirth


Mais um foi pra conta dos jogos fechados em 2013, Muramasa Rebirth, com unboxing feito a duas semanas este se tornou o foco da minha jogatina nessas ultimas duas semanas, totalizando pouco mais de 35hs de jogo, para obter todas as 108 espadas do jogo. 

Bom então vamos ao jogo que tomou meu tempo livre por duas semanas, já fazia um tempo que não dava atenção devida ao meu PS Vita e quando ganhei a edição especial de Muramasa Rebirth não teve jeito, não consegui largar o jogo.


A versão do Vita nada mais é que um porte em HD do jogo lançado em 2009 Muramasa The Demon Blade para o Nintendo Wii, pela Vanillaware, também responsável por outros jogos do mesmo estilo tanto gráfico quando na jogabilidade, como Odin Sphere (PS2) e  Dragons Crown (PS3/Vita). 



Em Muramasa acompanhamos a historia de dois personagens Kisuke um garoto sem memoria que busca respostas sobre seu passado e Momohime uma garota possuída pelo o espirito de um Ronin (Samurai Renegado) que deseja se tornar imortal através do poder das espadas amaldiçoadas forjadas por Sengou Muramasa este existiu realmente e a historia do jogo é baseada na lenda de que suas espadas possuem sede de sangue e induzem seus donos ao suicídio ou a se tornarem genocidas e é muito famosa no Japão. 


O jogo segue um estilo de mapa Metroidvania que pode ser visitado conforme a vontade do jogador, porem segue uma narrativa linear por conta das barreiras que impendem o acesso a novas áreas e para desbloquear estas áreas é necessário obter novas espadas, basicamente consumindo almas e forjando novas espadas com Muramasa através do menu de opções do jogo ou derrotando os chefões e avançando na historia ao todo são oito chefões espalhados pelo mapa, tanto com Momohime e Kisuke, o interessante é que para cada personagem os chefões mudam então cada um tem sua sequencia de chefões o que aumenta o re-play do jogo já que o mapa é o mesmo para os dois. 


O mapa é bem grande e descreve varia cidades feudais do japão, os gráficos são bem bonitos e representam bem o cenário da região, os inimigos também são bem variados, e inspirados no folclore japonês, apresentando dês de deuses, demônios, espíritos, ninjas e monges. 


Apesar de cada personagem seguir uma linha narrativa própria, as historias em determinados pontos se cruzam apresentando certos detalhes importantes que só são explicados nos finais extras do jogo e cada personagem tem 3 finais acessados através de uma combinação de espadas disponível  no inventario, então prepare-se para os spoilers, bom desta vez não vou revelar nada sobre os finais até havia escrito o texto com cada final mas o jogo é tão legal que seria sacanagem encher o texto aqui de spoilers.


De maneira geral o jogo é uma boa combinação de beat'em up e Metroidvania, com uma arte muito bonita, apesar de eu ter gasto 35hs de jogo é possível zerar em apenas 3hs, fiquei tão fissurado no combate do jogo que fiquei upando level dos personagens nas duas historias e isso tomou muito tempo, só para se ter uma ideia jogando normalmente e possível derrotar o ultimo chefe no level 40, eu upei ambos os personagens ao level 99, acabei fazendo isso para poder obter todas as espadas e fazer os 3 finais.


A versão do vita alem de ser HD também vai contar com 4 novos personagens via DLC, a principio o jogo contaria com esses personagens no lançamento, porem isso não aconteceu e os personagens serão lançados via DLC ainda sem data confirmada.


Segue as informações que obtive sobre os novos personagens até o momento, o primeiro personagem da esquerda para direita da imagem é uma mulher meio gato, com duas caudas ela não ira usar espadas e sim suas garras para atacar, o caipira basicamente realizara ataques de enxada, nenhum informação a mais sobre ele foi encontrada até agora, o terceiro personagem é um ninja e chama-se Arashimaru ele ataca os inimigos com ataques com ninjútsu e pode jogar shurikens e quarto personagem é um Oni-Musume ou "She Devil", ela tem o poder de atirar objetos muito maiores do que ela. 

Todos os quatro personagens para download são muito diferente de Kisuke e Momohime basicamente não terão a mesma jogabilidade relacionada as 108 espadas e também irão receber cenários extras. Pessoalmente espero que tenham historias tão interessantes quanto as de Momohime e Kisuke, então até lá e borá jogar.